Teaser:
Sinopse:
Uma viagem que nos leva ao mundo gelado, um local que tem tanto de belo como de potencial em conhecimento científico, que importa preservar e cuidar. Mário Lisboa fotografou o lago gelado, viajando cerca de 300 km ao longo do lago, com temperaturas entre -15º C e -30º C. Neste documentário Mário Lisboa conta como foi a viagem, partilha connosco as imagens recolhidas, mostrando a beleza natural do lago Baikal e contanto alguns episódios da sua aventura. Poucos dias após o regresso foi declarada a Pandemia Sars-Cov-2 tendo a Rússia fechado as fronteiras a 18 de Março de 2020.
Anastasia Tsvetkova e Maxim Timofeyev partilham informação sobre o potencial do lago, um recurso natural único, o mais antigo, o mais profundo, e o maior em quantidade de água doce, um dos mais ricos ecossistemas naturais, bem como alguns projetos em curso relacionados com a proteção e estudo do lago. Mas as mudanças climáticas e os fatores humanos são uma ameaça real ao lago Baikal, que tem de ser minimizada.
Levar esta mensagem a todo o público interessado nas questões ambientais e no estudo dos habitats naturais, é o nosso objectivo. 
Metragem: curta
Duração: 27'
Tipo: documentario
Formato: Full HD 1920x1080 16:9 
Ano: 2020
Realização/Edição/Direção: Carla Varanda
Fotografia: Mário Lisboa
Música: Evgeny Teilor
Agradecimentos:
Anastasia Tsvetkova, Directora da Lake Baikal Foundation
Maxim Timofeyev, Director do Instituto Científico de Biologia da Universidade Estatal de Irkutsk
Ivanov Konstatin, Director do Departamento de Investigação da Universidade Estatal de Irkutsk. 

Produção: Carla Varanda e Mário Lisboa
Back to Top