Tokyo |
Não me recordo se conseguimos dormir, mas na manha seguinte estávamos prontos para explorar tudo o que estava lá fora. E quando saímos para a rua qual a surpresa com a tranquilidade: nem engarrafamentos, nem poluição sonora, nada. Estamos em Tóquio, uma das cidades com maior taxa de utilização de transportes públicos.
Após um pequeno almoço, num dos muitos estabelecimentos em Shinjuku, partimos para a descoberta do bairro ocidental de Tóquio. Mas primeiro é preciso descodificar o funcionamento do sistema de transportes de Tóquio. Optamos por um cartão NEX+Suica, pré-pago o qual podemos usar no metro, autocarros e linhas JR.
A zona de Shinjuku é muito movimentada, ideal para nos deslocarmos para qualquer lugar e tem uma das estações mais movimentadas do mundo. De manhã à hora de ponta é melhor evitar os comboios pois vão mesmo cheios, e para além disso, os funcionários da linha ajudam a empurrar mais uns passageiros para dentro da carruagem, com as suas luvas brancas.
Nos transportes, o silêncio impera e as pessoas ou estão a dormir, ou ao telemóvel, mas sempre em silêncio. A pontualidade é a regra, a organização, a limpeza e respeito sentem-se logo. Não há empurrões, discussões, fala-se baixo, são muito educados. As japonesas todas tem o cabelo sempre bem arranjado, normalmente com franja e de cor preto ou caju. As mais jovens, usam meias até aos joelhos e saias curtas. As crianças andam sozinhas na rua, algo que fomos deixando de ver por aqui.
Em relação à gastronomia não há mesmo qualquer dificuldade em encontrar lugares onde se pode apreciar as especialidades japonesas, desde bons restaurantes aos mais económicos situados nas estações, onde se pode comer desde tempura, ramen, sushi, entre outras delicias. Aqui também se podem comer gelados de chá verde.
No edifício do Governo Metropolitano de Tokyo, subimos até ao observatório onde conseguimos ver para Norte e para Sul, a metrópole, com o seus arranha-céus, contrastando com os bairros mais antigos como a Golden Gai. Como gostamos de alturas, também subimos à Torre de Tóquio ao fim da tarde até ao anoitecer, para apreciar os edifícios iluminados.
JAPAN ||

Shibuya

Sapporo

Back to Top